terça-feira, 20 de outubro de 2009

Os cinco mandamentos da pele bonita



Não é de hoje que as mulheres cuidam da pele para conservar a beleza. A prática tem dado tão certo que até os homens já admitem fazer o mesmo. Supermercados, farmácias e lojas de cosméticos estão repletas de opções, que chegam a confundir quem vai às compras em busca de juventude.

O rosto e o pescoço são os maiores alvos de preocupação das mulheres, cuja pele em geral tende a envelhecer mais rapidamente do que a dos homens, por ser mais fina. Com o tempo, acontece uma atrofia da derme, a camada mais profunda da pele, em função de alterações nas fibras do colágeno e na elastina, substância responsável pela saúde das fibras que garantem a elasticidade da pele. A microcirculação sangüínea também tende a diminuir e o tecido passa a não receber tantos nutrientes. A conseqüência são as rugas.


Mas não é só isso. A partir dos 30 anos, as células que colorem a superfície da pele, chamadas de melanócitos, diminuem de 10 a 20% a cada década. Com isso, os melanócitos que ficam se coram mais. Os raios solares nocivos aumentam o número dessas células de maneira errada, causando as manchas senis, outro sinal do envelhecimento cutâneo.

Produtos atenuam efeitos do tempo sobre a pele

Felizmente, temos hoje um grande número de produtos que podem atenuar os efeitos do tempo sobre a pele, organizando o colágeno e ativando a circulação local. Vitaminas também têm sido muito utilizadas, não só por via oral mas também topicamente, aumentando a penetração dos ingredientes ativos dos cremes de beleza. No entanto, todas as novidades que têm ajudado a conservar a beleza da pele não eliminam os cinco mandamentos básicos da cútis bem cuidada:


1º - Limpe sempre o rosto mesmo se você não usa maquiagem.

É importante eliminar as células mortas acumuladas, a sudorese e as secreções naturais da pele. A exposição à fumaça das ruas e a outros agentes poluentes são outras causas que justificam uma limpeza muito bem feita. Se for feita uma vez por dia, o melhor horário é antes de dormir. Sem resíduos, a pele respirará melhor durante a noite. O limite máximo para limpeza é de três vezes ao dia. Para as peles normais, o melhor é usar emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos. Leites ou cremes de limpeza são também indicados para as peles secas, que não devem ser limpas com sabonete. Para as peles oleosas ou mistas, o melhor é usar sabonetes líquidos, géis, emulsões ou soluções de limpeza não oleosas.




2º - Descubra a esfoliação para retirar a camada superficial da pele e acelerar a renovação celular.

Há meios mecânicos e químicos de fazê-la. No primeiro caso, são usados cremes abrasivos com microesferas que lhes conferem uma textura semelhante à de areia. São indicados para as peles normais ou oleosas e devem ser aplicados no máximo uma vez por semana. Já a esfoliação química pode ser feita todos os dias, desde que a concentração das substâncias ativas seja baixa. As mais utilizados atualmente são o ácido retinóico, também chamado de vitamina A ácida, o ácido glicólico, derivado do açúcar da cana, e o kójico, derivado do arroz. Além de estimularem a produção de colágeno e melhorarem a circulação local, esses produtos reduzem as manchas da pele.



3º - Hidrate sempre a pele para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme.

Mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas, pois também perdem água. Para essas peles, os melhores hidratantes são em forma de gel, gel-creme ou loções cremosas oil free. O uso errado desses produtos pode causar oleosidade excessiva e acne. Quem tem a pele muito ressecada deve usar um hidratante especial para a região ao redor dos olhos, que tende a sofrer mais com a idade e os fatores ambientais. Para as peles sensíveis, uma boa precaução é evitar produtos com fragrâncias fortes, pigmentos artificiais e álcool.



4º - Cuide bem do intestino e sua pele agradecerá.

É comum que mulheres com peles problemáticas sofram de prisão-de-ventre e, quando o distúrbio é tratado, a aparência da pele melhora quase que automaticamente. Para manter o intestino sempre saudável, é muito importante adotar uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras e alimentos naturais. Isso evita prisão-de-ventre e outros problemas que podem afetar o intestino e, conseqüentemente, a pele. Outra boa dica é incluir lactobacilos na alimentação diária, pois eles beneficiam a flora intestinal. Também é importante evitar, sempre que possível, o uso prolongado de antibióticos, corticóides, anti-inflamatórios e pílula anticoncepcional, que afetam as paredes intestinais, permitindo que substâncias tóxicas invadam o organismo. Com isso, a pele será afetada também. A alergia alimentar é outro fator que pode prejudicar as paredes intestinais. Você pode usar o Fat Free para eliminar problemas intestinais.



5º - Proteja-se dos raios ultravioleta, certamente os grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Basta observarmos as partes do nosso corpo que não ficam expostas ao sol – elas não enrugam tanto quanto as que tomam sol continuamente, como o rosto. A ação da luz solar provoca profundas modificações cutâneas que custam caro à juventude da pele. Por isso, deve-se optar pelo uso de filtros solares, principalmente, no clima tropical em que vivemos. Quem quer mesmo proteger a pele deve usar filtro sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. O uso do produto deve começar na infância, já que os efeitos nocivos decorrentes da exposição ao sol vão se acumulando ao longo da vida. Já a hidratação e a limpeza mais profunda devem começar por volta dos 20 anos e o uso de cremes preventivos contra rugas, a partir dos 30

5 comentários:

Luix disse...

Legal o post! Eu me preocupo muito com a pele é minha maior vaidade na verdade.
De todos os mandamentos o filtro e a alimentação são assim básicos MESMO. Sei que tem gente que adora um bronze mas sol não está com nada.Quanto a alimentação o açúcar é um vilão que contribui para a inflamação das células ou seja envelhece.
O melhor combo é comer bastante salmão ao invés de carne, passar filtro sempre e cortar o açúcar! Eu faço e comprovo: vou fazer 25 anos e tenho pele de menino!
Um bjao!

Make&cia disse...

olá fiquei muito feliz de vc ter gostado do post, e amei suas dicas
bjs!!

Cami disse...

eu nunca tive problemas com a minha pele nao
alias, muita gente me pergunta o que eu faço pra mante-la bonita e eu nunca fazia nada
mas entao fui no fim de ano passado passar 4 meses nos usa e fui para um lugar bem frio, minha pele sofreu um pouco... foi ae que começei a usar hidratante e a limpa-la todos os dias
e ela esta ainda mais bonita
nao tenho o que reclamar, é muito dificil eu ter espinhas
acho que no minimo limpeza todos os dias todas deveriam fazer, a pele agradeçe
=)

Sylvia Pozzobon disse...

Ahhh eu estou fazendo tudo direitinho! UFA!!!

Beijos querida!

Closet da sylvia: http://closet-da-sylvia.blogspot.com/

Miriam disse...

Amei as dicas, Thai!

Uso filtro solar até em casa! Não vivo sem... já peguei sol demais em épocas de bobeira! (adolescencia!) hehehe

Valeu pelo link! obrigada!!