sábado, 21 de novembro de 2009

Bonita em qualquer idade: aprenda os cuidados básicos com a pele

olá meninas (os) vi uma reportagem na gnt que me chamou a atenção e achei que seria legal ressaltar aqui espero que seja util!!



preocupação com a beleza não tem idade, especialmente entre as mulheres. Mas, para cada época da vida, há uma série de medidas a serem tomadas. Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o mais importante é a prevenção, que garante um rejuvenescimento natural e prolongado. “Não é preciso ficar o dia inteiro na frente do espelho passando cremes. Como a pele é uma grande barreira natural, eles não penetram o suficiente para serem usados como único tratamento”, explica ela.



Independentemente da faixa etária, Paula aconselha uma limpeza diária, de manhã e de noite, com produtos adequados ao tipo de pele de cada um. Depois de limpar bem o rosto, é importante passar hidratante e filtro solar, durante o dia, e um produto específico para renovação celular, antes de dormir. “A automedicação deve ser evitada. O certo, antes de correr para a farmácia ou uma loja de cosméticos importados, é procurar a orientação de um profissional, que irá analisar as condições da pele da pessoa e indicar o tratamento mais adequado”, recomenda a dermatologista.

Pedimos a Paula para montar um guia básico de cuidados com a pele, levando em conta a idade de cada mulher. Confira20 a 25 anos


De acordo com Paula Bellotti, é nessa época que a mulher precisa começar a se consultar com um dermatologista. O foco é a prevenção, já que a pele ainda tem grande quantidade de colágeno e elastina, fibras que garantem sustentação e uniformidade. É preciso, no mínimo, lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete adequado, passar filtro solar e aplicar, durante a noite, uma substância própria para cada tipo de pele. “Para uso diário, um filtro solar fator 15 é suficiente. Ele pode ser aplicado na forma de gel, hidratante ou pó compacto. Na praia ou na piscina, é preciso usar filtro fator 30 ou 60, caso a pessoa seja muito clara, além de chapéu e óculos escuros”, afirma a profissional.


25 a 35 anos

Nessa faixa etária a mulher começa a envelhecer internamente, pois a produção de colágeno novo diminui. Portanto, o foco é a renovação celular, que pode ser feita usando um princípio ativo específico. A relação com o filtro solar deve ser intensificada, com o produto sendo passado diariamente no rosto, no colo e nas mãos, a fim de evitar manchas. Na praia ou na piscina, além de óculos escuros e chapéu, é preciso aplicar filtro solar no rosto e no corpo, pelo menos meia hora antes da exposição – é necessário renovar a proteção enquanto estiver diretamente sob o sol. “Também aconselho a fazer, em consultório, algum procedimento para estímulo do colágeno, dando atenção especial à região dos olhos”, diz Paula.



35 a 40 anos

Segundo Paula Bellotti, esse é o período em que é imprescindível começar algum procedimento em consultório para estimular a produção de colágeno novo, já que a pessoa começa a sentir uma queda no sulco nasogeniano (área entre o nariz e as bochechas). “Os lasers fracionados, por exemplo, promovem a renovação celular de dentro para fora. É preciso, primeiro, regenerar a pele da paciente, para depois usar toxina botulínica ou um preenchedor”, explica a dermatologista. Produtos com ácido retinóico ou algum de seus derivados, como o adapaleno, também são recomendados, assim como a vitamina C. Uma hidratação intensa no corpo, com ênfase em cotovelos, pés, mãos e joelhos, é fundamental. “O pescoço é outra área que merece ser hidratada, especialmente nessa fase. Quando ele cai, somente a cirurgia plástica resolve”, alerta Paula.



40 a 45 anos

Além de intensificar os tratamentos de renovação celular, é hora de combater as melanoides, aquelas incômodas manchas no rosto e nas mãos. “Um pouco de toxina botulínica e de preenchimento ajuda a atenuar as rugas de expressão”, aconselha Paula. A dermatologista explica que os cremes que prometem milagres no rejuvenescimento não são eficazes. “Todos esses cremes, na verdade, funcionam mesmo é como hidratantes, pois não conseguem penetrar profundamente na pele e promover a renovação necessária”, afirma ela.



A partir dos 45 anos

O tratamento é mais focado nas regiões ao redor dos olhos e da boca, a fim de combater as rugas finas que se formam nessas áreas. Intensificar o filtro solar, combinar o uso do ácido retinóico com a vitamina A, para estimular a produção de colágeno, e aplicar laser nas mãos e no colo, para combater rugas e manchas, são as medidas básicas recomendadas por Paula Bellotti. A toxina botulínica e os preenchedores continuam sendo eficientes. “Quem tem a pele sensível ao ácido retinóico pode usar um de seus derivados”, diz ela.
 
fonte: http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Bonita-em-qualquer-idade--aprenda-os-cuidados-basicos-com-a-pele.html

3 comentários:

Satomi disse...

Interessante, deve ser por isso que vejo tanta coisa com colágeno aqui. As japas cuidam muito da pele.

bjokas

Make&cia disse...

Ai que legal SAtomi, bjs

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Adorei as dicas!!
bjos